Relembre momentos da nossa luta pelo fortalecimento das rádios comunitárias

Tudo o que o Fórum Democracia conquistou durante o ano, trabalhando pelos direitos da comunicação regional.

O ano de 2023 foi, mais uma vez, um ano recheado de muito trabalho e de muita luta pelos direitos e conquistas das rádios comunitárias de São Paulo, o Fórum Democracia na Comunicação não parou um minuto em busca de fortalecer a comunicação regional por meio do desenvolvimento e oportunidades para as radios comunitárias.

O FDC esteve presente em diversos momentos em Brasília, representando o movimento das rádios comunitárias no poder federal, em importantes reuniões com o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com o presidente da Comissão e Justiça da câmara, o deputado Rui Falcão, por exemplo.

O espaço montado no escritório do FDC também foi grande importância em 2023, o estúdio de rádio e podcast, foi cenário para entrevistas com grandes figuras do cenário político e personalidades importantes, como o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, o Deputado Federal Alfredinho, o diretor do MIS, André Sturm, e o Superintendente da EBC, José Américo.

Foi também em 2023 que a Lei 9.612/98 completou 25 anos, uma comemoração que marca a luta e a dedicação em razão do fortalecimento das rádios comunitárias e dos profissionais da comunicação regional. Assim como diz o presidente do FDC, o Professor José Carlos Rocha: “De vitória em vitória até a vitória final, que está chegando. Sem pressa, sem descanso, com a plena liberdade de radiodifusão, como direito de cada um e de todos em toda a Terra. Agora, cabe a todos avançar no exercício da liberdade plena”. Tudo isso só foi possível graças ao grande esforço das pessoas envolvidas, inclusive, da participação fundamental na lei que norteia o funcionamento das rádios comunitárias, do saudoso Arnaldo Faria de Sá que lutou até o último minuto de vida pelas rádios comunitárias.

O ano ainda marcou o 3° Congresso das Rádios Comunitárias, com o lema “Força e Unidade”, onde foram discutidas políticas públicas que resguardem a saúde financeira das rádios comunitárias, para possibilitar o desenvolvimento individual e coletivo na área de comunicação regional. O evento reuniu representantes de autoridades importantes no âmbito federal, estadual e municipal, que estão relacionadas com a área de comunicação e cultura, como Ministério da Cultura (MinC), Ministério das Comunicações (MCom) e outros, além de instituições como Sesc, Sebrae e Senac.

João Montoza