Mais uma Vitória do Forum Democracia na Comunicação e das Rádios Comunitárias

1ª Edição de Fomento para as Rádios Comunitárias do Estado São Paulo é publicada

Da esquerda para direita Liana Croco (Coordenadora de Fomento da Secretária de Cultura, Alessandro Azevedo (representante do Minc) dra. Marilene Araujo (FDC), Lázaro de Oliveira (FDC) Marilia Marton (secretária de Cultura) Washigton Luís (FDC) Marta Pereira (FDC)

Foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, o primeiro e inédito edital de Fomento para as Rádios Comunitárias de São Paulo. O prazo de inscrição será até o dia 30 de agosto de 2024.

O Fomento às Rádios Comunitárias consiste em uma política pública idealizada pelo Forum Democracia na Comunicação e a primeira experiência no Brasil é da capital de São Paulo, por meio de lei municipal escrita e projetada pelo departamento jurídico do Fórum Democracia na Comunicação.

Em dezembro de 2023, a equipe do Forum Democracia na Comunicação juntamente com o representante do Ministério da Cultura no Estado de São Paulo, Alessandro Azevedo, estiveram com a Secretária de Cultura do Estado de São Paulo, Marília Marton para apresentação da política pública de fomento às Rádios Comunitárias.

Na ocasião, foi apresentada a história do Fomento das Rádios Comunitárias da capital e os resultados alcançados em termos numéricos para a Secretária. O compromisso foi firmado, e Marilia Marton disse ao Fórum que apresentasse uma proposta e se fosse viável, a Secretaria de Cultura publicaria o edital. De lá para cá, foram várias reuniões com a equipe da Secretaria e do FDC. A palavra empenhada por Marília Marton foi cumprida e o edital inédito publicado em 31 de julho de 2024.

Agora é hora de organização e unidade! A exemplo do Fomento das Rádios Comunitárias da capital, a organização na apresentação do projeto e de toda a documentação é fundamental para nossa vitória. Também a organização na prestação de contas e execução dos projetos. Só assim, poderemos mostrar para o
Governo do Estado de São Paulo que as rádios comunitárias, no plural, são capazes de executar uma política pública com recursos públicos e garantir, como fizemos na capital, que todo ano haja edital de fomento para as rádios comunitárias. Unidade e Organização são as únicas palavras que podemos pensar neste momento para avançarmos rumo a concretização da política pública de fomento das Rádios Comunitárias do Estado de São Paulo.

Aqui vai um agradecimento especial para as pessoas envolvidas nesta empreitada, Marilia Marton (Secretária de Cultura do Estado de São Paulo), Alessandro Azevedo (representante do Ministério da Cultura), Liana Crocco (Coordenadora de Fomento da Secretária de Cultura) André Sturm (Diretor do MIS – Museu de Imagem e Som) e a nossa equipe (Forum Democracia na Comunicação).

Por Dra. Marilene Araujo