O projeto “Câmara na Rua” estreia na zona leste e ouve as demandas da população de São Miguel Paulista
O evento possibilitou a comunidade conhecer mais sobre o funcionamento da casa parlamentar e contato direto com os vereadores
O projeto “Câmara na Rua”, organizado pela Câmara Municipal de São Paulo, chega à sua primeira edição no bairro de São Miguel Paulista. Com a presença dos parlamentares, a iniciativa promove o contato dos vereadores em atividade com a comunidade para ouvir as principais necessidades da região. O evento ocorreu no sábado, 29 de março, no CEU São Miguel, Luiz Melodia.
O encontro foi dividido em duas etapas: a primeira, nomeada como “Expo Câmara”, funcionou como uma exposição que simulou as áreas do plenário e explicou ao público quais são as suas funções. Já na segunda parte, ocorrida no teatro, a população falou diretamente com os vereadores sobre as demandas do bairro na Tribuna Popular.
O Fórum Democracia na Comunicação (FDC) esteve presente para cobrir os principais momentos do projeto “Câmara na Rua”. A presença da instituição em um evento tão importante marca o compromisso do FDC com as emissoras comunitárias em fortalecer cada vez mais o diálogo com a casa legislativa paulistana.
Para o radialista Tony Ribeiro, representante da Rádio Tiradentes, o primeiro evento é a oportunidade de entender como o projeto da Câmara atuará com as demandas expostas pela comunidade e como as suas necessidades serão ouvidas pelos vereadores.
“A Câmara na Rua é uma novidade para a gente da comunidade. Sou do território de Cidade Tiradentes e estou aqui para prestigiar o evento e entender a proposta da Câmara sobre qual o tipo de situação eles vão aceitar sobre as demandas do território. Estou aqui como um espectador, como um curioso, para aprender sobre essa troca da Câmara com as ruas”, comenta Tony.
O vereador Senival Moura (PT) expressou o entusiasmo e aprovou a organização do evento. Para ele, a iniciativa da Câmara Municipal de São Paulo veio para ficar.
“A estrutura está bem organizada, planejada, tem bastante gente. São Miguel é um bairro muito importante da cidade de São Paulo, muito próximo aqui do meu bairro, Guaianazes. Quero parabenizar toda a iniciativa da Câmara Municipal, dos colegiados dos vereadores, do presidente da Câmara, porque é bacana trazer isso para o bairro. É o primeiro, certamente tantos outros irão acontecer”, declara o parlamentar.
Por Laina Moraes e Romulo Bonfim