Aline Torres, a nova secretária de Cultura de São Paulo
tomou posse nesta segunda-feira.

Ela reafirma o compromisso de trabalhar para que a cidade seja mais inclusiva e de oportunidade para todos.

Nesta segunda-feira (30 de agosto), a ativista dos movimentos negros e periféricos e candidata à vereadora em São Paulo nas eleições de 2020, Aline Torres ( MDB) tomou posse e estará a frente da Secretaria de Cultura da cidade São Paulo.

O prefeito Ricardo Nunes prometeu destinar a verba de R$750 milhões para a cidade em 2022 e informou que a retomada cultural será muito importante para a geração de novos empregos e renda, tendo em vista a recuperação econômica na cidade pós-pandemia e investindo ainda mais nas periferias da cidade.

Ao discursar, Aline relembrou as suas origens, de todas as dificuldades e o esforço de sua mãe em cuidar de sua família e a investir nos estudos, sendo empregada doméstica e sem nenhum tipo de formação acadêmica.

Emocionada, agradeceu pela oportunidade em estar diante desse grande desafio e promete lutar para que o acesso a cultura seja menos difícil e que jovens negros tenham mais oportunidades.

“É nosso dever construir conjuntamente essa nova era; mais representativa, inclusiva, diversa e próxima das pessoas. Se a cultura é o nosso tesouro, o que nos define e nos distingue como humanidade é através dela que a maior possibilidade de revisão e atualização de nossa identidade, que contemple e se expanda para contribuir de maneira justa a todos”.

Aline também defendeu que a retomada da cultura tenha um papel determinante na geração de empregos, investimento e geração de renda e também expressou a felicidade de trabalhar ao lado de Ricardo Nunes nesta jornada, que começou com a gestão ex-prefeito Bruno Covas, morto em maio deste ano, devido ao um câncer (adenocarcinoma).

Ricardo Nunes salientou o profissionalismo da nova secretária, afirmou que continuará o trabalho de Bruno Covas e salientou que a cultura é um eixo fundamental na questão da democracia.
Aline Torres tem 35 anos, é moradora de Pirituba, Zona Norte de São Paulo, formada em Relações Públicas e Gestão Cultural pela USP. Em 2019, se tornou a embaixadora do Brasil no Conselho Pan-Africano (Pan-American Council).

Da Agência FDC