10ª audiência pública promove diálogo e propõe ajustes para o fomento das rádios comunitárias
O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, que dialogou com os radialistas e representantes das rádios para fortalecer os editais destinados às emissoras
Olhar firme e escuta atenta para os assuntos tratados na 10ª Edição da Audiência Pública promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo às rádios comunitárias da capital. Realizado na própria sede da instituição na região central, o encontro reuniu radialistas e representantes das emissoras na última quarta-feira, 11 de fevereiro.
Com um número considerável de participantes, a audiência tratou objetivamente das necessidades e melhorias do Edital de Fomento à Radiodifusão Comunitária, que se aproxima da décima edição. Entre diversos assuntos, os radialistas puderam tirar dúvidas e propor alterações nas ações de contrapartidas que a lei indica.
Segundo o coordenador de Fomento da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Pedro Leão, o diálogo tem sido a base para a transformação e o entendimento das ações que fortalecem os editais culturais.
“Estabelecemos a participação online, de forma democrática e acessível, no ‘Participe Mais’ e nas audiências públicas presenciais. Sendo uma novidade ou uma retomada, ainda falta o estreitamento dessa relação entre os fazedores de cultura, de todos os segmentos e a equipe da secretaria. Nos próximos anos, com o aumento do número de audiências públicas, todos os setores estarão mais preparados para trazer as propostas.”
Uma década de fomento
Próximo de iniciar o chamamento para a décima edição do Fomento à Radiodifusão Comunitária, as ações produzidas pelas emissoras democratizam e ampliam o acesso à comunicação, valorizam a cultura popular, fortalecem a cidadania e acompanham as mudanças tecnológicas.
“A voz da comunidade é rádio. A gente procura o poder público, faz o meio de campo, traz o pessoal da subprefeitura para ouvir as demandas da população de cada bairro”, declara o representante da Rádio Onda FM, Alessandro Marques, que marcou presença na audiência.





