Cursos e oficinas mudam realidade das Comunitárias
Apoiados pela terceira edição da Lei de Fomento à Radiodifusão Comunitária, conquistamos mais um passo importante no fortalecimento deste projeto de transformação social através do rádio.
No início deste ano, quando a pandemia ainda não havia mudado nossas vidas, as rádios comunitárias da cidade de São Paulo e o Fórum das Rádios Comunitárias lançavam os 19 cursos de capacitação para comunicadores apresentados pelas emissoras comunitárias ao 3o Edital da lei municipal de fomento. Era um desafio novo que mobilizaria todo mundo que estivesse atuando em uma emissora comunitária na cidade de São Paulo, com mais de 400 horas de aula, com ofertas de vagas inclusive para qualquer cidadão interessado no assunto.
Os conteúdos dos cursos foram definidos pelas emissoras quando apresentaram os projetos à Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo (SMC), no final do ano passado. Através de um processo de seleção pública que pontuou a relevância e questões técnicas das propostas, a SMC aprovou e autorizou a realização de cada projeto.
Entre os cursos oferecidos, muitos estavam voltados à produção radiofônica como Redação de Notícias, Produção de Podcast, Curso de Roteiro, Edição de Áudio (Audacity e Wavosaur), além de marketing digital para rádios, revisão gramatical, comunicação oral e até cursos de produção audiovisual, edição de vídeo e transmissão online (streaming) de áudio e vídeo, já que a convergência tecnológica aproximou os universos do rádio e da tv. Também foram oferecidos seis cursos que percorreram o universo do jornalismo comunitário, com aulas em que jornalistas foram até às emissoras, aulas em estúdio de edição e online. As aulas online continuam disponíveis a qualquer interessado no endereço www.radioaprendiz.com.br .
Parceiros das mudanças
Após encerrado todo o processo, inclusive com as prestações de contas encaminhadas SMC e ao visitar a produção realizada em cada curso, é possível perceber que o esforço e investimento está valendo muito. Em primeiro lugar, o conhecimento adquirido pelos comunicadores é um patrimônio que reverte nas ações para a comunidade, na qualidade da programação, da informação, na representação e na voz da comunidade. Com mais competência adquirida nos cursos, os gestores buscam soluções sustentáveis para as rádios comunitárias, enfrentam desafios que estão postos aos veículos de comunicação e encontram caminhos criativos que viabilizam as Rádios Comunitárias para um futuro bem melhor do que o passado.
O Fomento as rádios comunitárias organizado pela Secretaria Municipal de Cultura é uma expressão de que pensar em rádio é pensar em cultura e as rádios comunitárias têm consciência da responsabilidade e papel que devem desempenhar. As emissoras nasceram da necessidade de dar voz aos moradores que não encontram espaço para falar em outras rádios, mostrar seus sonhos, suas vidas, suas opiniões suas culturas e com os cursos desta temporada poderão atuar com mais eficiência e cumprir sua missão. Que venham novos cursos e projetos!