A Secretaria Municipal de Cultura tem novo secretário.
O advogado Alê Youssef, 44 anos, é o novo secretário. Ele anunciou em seu Facebook no dia 14 que aceitou o convite do prefeito Bruno Covas para ocupar a vaga que antes era de André Sturm. A troca, segundo apurou o repórter Pedro Durán, na CBN, objetiva invadir “o campo progressista de Márcio França, de olho em 2020, e, de quebra, fala com setores que eram ignorados por João Doria”.
Perfil do novo secretário
Alê Youssef tem longa militância na cultura. Na gestão Marta Suplicy na cidade de São Paulo (2001-2004), ocupou o cargo de Coordenador da Juventude onde lançou o Mapa da Juventude, uma pesquisa pioneira sobre os costumes da juventude paulistana. Em sua gestão, manifestações artisticas da juventude até então relegadas a segundo plano ou mesmo ignoradas pelo poder publico municipal ganharam relevância com projetos tais como Hip-Hop, grafite, arte urbana entre outras.
Criou e dirigiu o Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, o Studio SP, o Studio RJ, o Rivalzinho e o site multicultural Overmundo, pelo qual ganhou o prêmio internacional de arte digital Golden Nica. Apresentou os programas Navegador e Mundo Criativo da Globonews e foi comentarista do Esquenta da TV Globo.
Atualmente é diretor da Casa do Baixo Augusta e comentarista da Rádio CBN. Mestre em filosofia política, é autor do livro “Novo poder – Democracia e tecnologia” (Editora Letramento – 2018) sobre a construção da democracia através da militância nas redes sociais.
Que seja bem-vindo e tenha uma boa gestão frente a SMC.