FDC faz cobertura de atividade solene dos 100 anos da Represa Billings

Ato público aconteceu na Câmara Municipal de Diadema destaca a importância da preservação da água

Na manhã da última quinta-feira, 27 de março, a Central de Notícias das Rádios Comunitárias esteve presente na Câmara Municipal de Diadema para participar do ato público em homenagem ao centenário da Represa Billings e ao Dia Mundial da Água.

Durante o evento, foi apresentado o projeto do vereador Orlando, responsável por instituir o Dia da Represa Billings no calendário ofi cial de Diadema. A iniciativa visa promover a conscientização ambiental por meio de palestras, debates, ofi cinas e exposições culturais.

A presidente do Movimento em Defesa da Vida (MDV), Raquel Varela, também participou da cerimônia e realizou a leitura de uma carta elaborada pela entidade, reforçando a necessidade da preservação da represa e de outros mananciais em São Paulo.

O advogado especialista em direito ambiental e assessor jurídico do MDV do Grande ABC, Virgílio Alcides de Farias, ressaltou a relevância da represa para a cidade e alertou sobre a qualidade da água consumida pela população:

“O que a gente bebe hoje é esgoto tratado. Só que a ciência mostra que o tratamento não é 100% efi caz, não remove totalmente substâncias prejudiciais à saúde, como os nanoplásticos. Há diversos poluentes que chegam diretamente às nossas torneiras. A população precisa entender essa realidade e cobrar soluções do sistema de saúde e das autoridades competentes.”

Já representando as rádios comunitárias, o professor Peninha, da Rádio MIC, destacou a importância destacou a importância desses veículos na sociedade.

“Elas não podem fi car ausentes. Porque no meu entendimento, as áreas comunitárias hoje dependem delas, a sociedade depende delas. O papel que elas vão exercer dentro. Porque as mídias que nós temos que são moldadas por viés político, ideológico ou de extremos ou seja, hoje é difícil a gente sobreviver.”

A atuação das rádios no evento também foi destacada pelo vereador Orlando Vitoriano: “Isso mostra o compromisso das rádios comunitárias um desenvolvimento sustentável, mas com a preservação do meio ambiente, uma pauta que muitas vezes fi ca fora da imprensa”

“Isso mostra o compromisso das rádios comunitárias um desenvolvimento sustentável, mas com a preservação do meio ambiente, uma pauta que muitas vezes fi ca fora da imprensa”

Por Luiza Borgli e Elder Oliveira