O Rádio morreu? Vida longa para o Rádio! 25/09 Dia do Rádio

No dia 25 de setembro comemora-se no Brasil o Dia do Rádio. A data refere-se ao nascimento de Edgard Roquette-Pinto.

Roquette Pinto, como popularmente era conhecido, foi um médico legista, professor, escritor, antropólogo, etnólogo e ensaísta brasileiro. Membro da Academia Brasileira de Letras, considerado o pai da radiodifusão no Brasil. Ele nasceu em 25 de setembro de 1884 e faleceu em 18 de outubro de 1954.

Em 1923, Roquette fundou a primeira emissora do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Era uma fase experimental do veículo, sem grandes avanços tecnológicos.

Porém a primeira transmissão de rádio oficial no Brasil é datada no dia 7 de setembro de 1922 na comemoração do centenário da independência brasileira. Na ocasião, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, para a veiculação de músicas e do discurso do então presidente Epitácio Pessoa.

Padre Landel de Moura

O rádio como conhecemos hoje foi inventado e patenteado pelo cientista e inventor italiano Guglielmo (Guilherme) Marconi no início do século 20. Anteriormente o brasileiro Roberto Landel de Moura esteve nos Estados Unidos, onde patenteou diversos inventos, entre os quais um “transmissor de ondas” ou “transmissor fonético a distância” que seria exatamente o rádio. Sua patente, porém, era limitada e perdeu a validade. Marconi ficou com a fama. Trata-se de uma situação semelhante àquela que ocorreu com Santos Dumont e os irmãos Wright.

Para conhecer a um pouco mais sobre a história do genial Padre Landel de Moura clique AQUI

Com informações do Portal Coroado e  do UOL Educação